TATTOO?


Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.

Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas. Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.



Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.


No Brasil, o precursor da tatuagem moderna foi um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Lucky, ou Mr. Tattoo. Chegando por aqui em 1959, Lucky se estabeleceu em Santos-SP, utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional.


Lucky teve uma participação real no mundo da tatuagem brasileira. Os tatuadores chegam a dizer que por mais imperfeita que seja a tatuagem de Lucky, ela vale muito, pois foi graças ao dinamarquês que o Brasil entrou no mapa da tatuagem moderna. Lucky foi notícia em vários jornais, e em 1975 o jornal O Globo o considerou o único tatuador profissional da América do Sul, sendo sua morte noticiada no Jornal 'A Tribuna" de Santos do dia 18 de dezembro de 1983. Por um bom tempo Lucky continuou sendo o único, até que começaram a aparecer, aos poucos, os seus seguidores, que herdaram dele as técnicas e a arte de fazer tatuagem.


Apesar de toda sua história, o conceito de origem independente se adequa a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes do Mundo, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados.


Os Tipos de Tatuagem:




Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.


Sumi: técnica oriental que utiliza bambu au invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.


Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.


Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.




Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.


Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineador, batom, etc.


Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.


Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.


Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.


Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente senseless.


Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.


Bold line: desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores berrantes.


Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.




Como São Feitas as Tatuagens


As tatuagens são feitas com pigmentos importados de origem mineral, principalmente, e com agulhas específicas para tatuar, sempre descartáveis e nunca reutilizadas (mesmo que seja na própria pessoa).


As máquinas elétricas, preferencialmente, devem ter a ponteira de aço inox cirúrgico e/ou descartáveis, devem ser limpas por ultra som e esterilizadas com estufa a uma temperatura igual ou superior à 170 º C por um período de pelo menos 3 horas.


Os aparelhos de barbear utilizados para depilar o local da tatuagem não devem ser reaproveitados.


O tatuador deve usar luvas e máscara para procedimentos, para evitar uma possível infecção ou até a contaminação por doenças como hepatite, AIDS, tuberculose, esporos patogênicos, bactérias e fungos.


A limpeza do ambiente é fundamental afim de se evitar a contaminação cruzada.


A arte é conseqüência de tudo que o tatuador aprendeu durante anos, este, deve ter pelo menos, a experiência de 5 anos.


Depois da tatuagem em si – desenho, palavras, significado – o local onde será feita é a segunda decisão mais importante que terá de tomar. Como é sabido, existem zonas do corpo onde dói mais e menos ser tatuado, mas também existem partes corporais que os próprios tatuadores desaconselham: caso dos cotovelos, pés, joelhos e as dobras dos dedos das mãos (há uma maior probabilidade da tatuagem desvanecer), mas também zonas muito propícias a rugas que podem “desfigurar” a tatuagem no futuro…e o trabalho de um artista corporal tem de ficar impecável para sempre! Talvez por isso, sejam estas as zonas do corpo mais populares para se efectuar uma tatuagem!
  1. Zona Lombar: sexy e sensual – tanto nos homens como nas mulheres (no sexo feminino tem ainda a vantagem de destacar a sua silhueta) – é uma zona ideal porque pode ser facilmente escondida por motivos profissionais ou pessoais, ou seja, longe dos olhares curiosos dos chefes, pais ou avós! É igualmente misteriosa porque uma camisola mais curta pode permitir uma amostra da tatuagem quando forem feitos certos movimentos. Na praia ou na companhia da sua cara-metade, a sua exposição é digna de ser vista!
  2. Pulso: com uma personalidade muito forte e muito própria, as tatuagens nesta parte do braço (normalmente no interior) ficam bem a ambos os sexos. Se por um lado é comum tatuar-se nesta zona algo com grande significado e que esteja sempre à vista, sendo assim uma lembrança constante; por outro, pode facilmente ser disfarçada com uma camisola de manga comprida, um relógio ou pulseira.
  3. Pé: em hibernação no Inverno e à vista do mundo no Verão, as tatuagens ficam muito bem nesta zona mais plana do corpo. No entanto, precisam de ser ocasionalmente retocadas, porque têm tendência a desbotar.
  4. Tornozelo: muito popular no universo feminino (que, em matéria de tatuagens, parece ter adoptado esta zona do corpo como sendo exclusivamente sua), os desenhos dividem-se entre elementos delicados como flores, borboletas e rosários; e elementos mais marcantes, caso dos desenhos tribais.
  5. Braçadeira: embora não se trate de uma zona do corpo específica, este género de tatuagem, que envolve o braço de uma ponta a outra, é extremamente popular, tanto com os homens como com as mulheres. Para além de ser um local visualmente forte, é igualmente fácil de “esconder” com uma camisola, bastando até uma t-shirt.
  6. Costas: considerada pelos tatuadores como a maior e a melhor “tela humana”, não é raro esses artistas aconselharem grandes tatuagens nesta zona do corpo. Em alternativa, sugerem que comece por uma “peça” mais pequena, mas que pode ser aumentada com o tempo e conforme a vontade! Quem fica apenas por uma tatuagem nas costas, normalmente fá-la entre os ombros.
  7. Braço: a popularidade do braço deve-se ao facto deste proporcionar, em si, várias zonas para efectuar uma tatuagem – área exterior, interior, antebraço e ombro – sendo ainda uma das zonas menos dolorosas para ser tatuado.
  8. Peito: zona quase exclusivamente reservada aos homens, as tatuagens aqui parecem aumentar os peitorais masculinos (nem que seja de forma ilusória!) e, embora passem a maior parte do tempo cobertas, podem ser amplamente gozadas em privado!
  9. Seios: cada vez mais popular entre as mulheres, estas tatuagens têm, na maior parte dos casos, um tom provocatório e extremamente sexy, mas são também muitas vezes grandes provas de amor, ao exibirem os nomes dos seus amados!
  10. Pescoço: esta zona do corpo já foi, em tempos, exclusivamente reservado a membros de gangues e a pessoas que tivessem estado presas. Hoje, está na lista dos top 10 locais do corpo mais tatuados, pela sua sensualidade e elemento surpresa, mas também porque pode ser perfeitamente disfarçado com uma camisola ou, no caso das mulheres, com cabelo comprido. 






Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar efectuar uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.

Qual a sensação?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante. Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento. Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incómodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensavam”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!

Os grandes medos.

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta efectuar a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram cerca de 2.5 cm da pele – pegue numa régua e veja com os seus próprios olhos – e ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa, vezes sem conta, a área de trabalho.

Onde dói mais e menos?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.


Mais probabilidade de dor:

  • Órgãos genitais ou próximo dos mesmos
  • Interior das coxas
  • Tornozelos
  • Pés
  • Mãos
  • Esterno (osso situado na parte anterior do tórax)
  • Costelas
  • Peito (principalmente para os homens)
  • Zona inferior das costas
  • Espinha dorsal
  • Cabeça
  • Qualquer zona da cara
  • Pescoço
  • Por de trás das orelhas
  • Axilas

Menos probabilidade de dor:

  • Omoplatas
  • Braços
  • Barriga da perna
  • Exterior das coxas
  • Rabo

Prevenir a dor

Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados. O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa que os nervos apoderam-se de toda a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou correctamente antes da sessão; ou por outro lado, está a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo está a responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.
Para prevenir contra uma sessão dolorosa e “para esquecer”, considere as seguintes sugestões:
  • Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da verdade.
  • Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
  • Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para efectuar uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.
  • Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.
  • Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.
  • Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!
  • Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!


Por norma, quem quer fazer uma tatuagem demora meses ou até anos a decidir e igual tempo para escolher a imagem a tatuar. Há que encontrar a tatuagem perfeita, considerar o significado, o tamanho, as cores e a localização – o seu carácter permanente assim o exige.

Porquê?

Vista como uma forma de arte, a tatuagem não deve ser uma experiência integrada numa noite de copos e uma surpresa desagradável na manhã seguinte. Deve ser antes uma experiência bem pensada, para que seja até agradável de fazer e, porque não, repetir. Comece por pensar nos motivos que estão por de trás da vontade de se tatuar: É uma prenda para si? Vai marcar um momento importante na sua vida? É uma homenagem a uma pessoa importante na sua vida? Acha as tatuagens um acessório lindo e está ansiosa por vê-la no seu corpo? Será um reflexo da sua masculinidade? Todos estes motivos são mais que válidos. Descubra o seu para que mais tarde não olhe para a tatuagem descontente, porque afinal não lhe diz nada.

Onde procurar?

Nos estúdios de tatuagem não faltam catálogos com centenas de imagens ansiosamente à espera da sua vez de ser tatuada ou re-tatuada. Se não quiser arriscar muito, esta á a sua melhor opção. Se, por outro lado, sonha com uma tatuagem completamente original, então terá de dedicar algum tempo à sua pesquisa. Pense nos seus interesses e pesquise fotografias, ilustrações, livros, revistas e a Internet; ou então faça você mesmo ou peça ao seu amigo desenhador para o fazer. Utilize a sua imaginação, seja criativo e não se entregue a modas – é importante que a tatuagem seja uma reflexão de um interesse de longa data e que vai continuar a sê-lo.

Imagens vs. Letras.

Enquanto artistas, muitos tatuadores também estão habilitados a elaborar um desenho através de um rascunho ou simplesmente graças a uma explicação sua. Saiba ainda que se levar uma imagem a um tatuador ele pode ainda fazer-lhe alterações de cor e/ou forma. Para além das imagens, as iniciais, palavras ou expressões também são populares e podem dizer tanto ou mais do que uma ilustração. Tenha apenas cuidado com a escolha de nomes – não vá a coisa correr mal e daqui a seis meses queira apagá-la! Não limite a sua pesquisa, muitas vezes a inspiração está onde menos esperamos. Uma tatuagem deve espelhar a sua personalidade, deve ser a “sua cara”.

Estética.

Regra geral, as pessoas fazem tatuagens para serem vistas – por elas e pelos outros! E neste campo existem duas decisões fundamentais: o tamanho e a cor. As dimensões da sua futura tatuagem dependem da sua localização, ou seja, pode começar por escolher primeiro a área do corpo a tatuar e só depois escolher um desenho adequado ou vice-versa. Relativamente às cores, é escusado será dizer que uma tatuagem colorida chama muito mais a atenção do que uma tatuagem feita a preto e cinzento , depende dos seus gostos pessoais, da imagem em si e, eventualmente, da localização. Para além de expressar o significado que deseja, uma tatuagem tem obrigatoriamente de ser esteticamente agradável. Se não estiver bonita, não vai querer mostrá-la a ninguém.

Simbolismo.

Tenha especial cuidado ao escolher símbolos religiosos, de outras culturas e palavras noutras línguas. Se o fizer, é importante que pesquise e descubra tudo o que há para descobrir acerca desse elemento: história, segundos significados, se exprime coisas diferentes ao ser colocado em partes do corpo distintas ou próximo de outras tatuagens. Certifique-se que os caracteres japoneses pelos quais está apaixonado significam realmente “amor” e não “ódio”. O que pode parecer espectacular para si, pode ser ofensivo para outros.

Localização.

A zona do corpo que escolhe tatuar diz tanto ou mais do que a tatuagem em si – para além de poder afectar o seu significado, há que considerar o aspecto estético final. Por exemplo, o impacto visual de uma tatuagem na nuca, é diferente do que aquele causado por uma tatuagem no pé. Por outro lado, existem zonas do corpo mais populares do que outras, umas mais dolorosas do que outras. Outra decisão que terá de tomar relativamente ao local é se quer que a tatuagem seja facilmente visível pelos outros: pode ter um emprego conservador ou simplesmente porque quer que seja um segredo exclusivamente seu. Algumas áreas tornarão a tatuagem visível a toda a hora, outras vão apenas permitir um vislumbre ocasional.

Decisão final.

Antes de se entregar definitivamente nas mãos de um tatuador, imprima o seu desenho e coloque-o junto à zona do corpo que pretende tatuar, observando-o nessa perspectiva durante vários dias consecutivas para ver se realmente lhe atrai. Outra opção é colocar uma tatuagem temporária para perceber se se habitua à ideia de uma tatuagem nesse sítio ou se terá de ser outro; pode fazer a mesma experiência com a tinta de henna (dura entre 1 e 4 semanas). Visite vários salões de tatuagem para se familiarizar com o meio, obter ideias e ouvir conselhos. Pense bem. Se tiver qualquer dúvida relativamente à tatuagem ou ao tatuador, não a faça. Mais vale esperar um pouco mais para se certificar.




Após muita consideração e pesquisa, escolheu o seu desenho e a zona do corpo onde quisesse que ele fosse tatuado, chegou o grande dia e agora a tatuagem deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade à vista de todos. Para além de a admirar, existem vários e importantes cuidados que devem ser seguidos depois de fazer uma tatuagem, de forma a garantir a sua cicatrização e evitar qualquer tipo de infeção.
  1. Depois de terminada a sua tatuagem, oiça bem as recomendações do tatuador que irá explicar-lhe quais os cuidados a ter nos próximos dias e semanas.
  2. O mais certo é sair do estúdio com a tatuagem coberta por película aderente e/ou gaze estéril. Embora a gaze possa ser retirada poucas horas depois – aplique um pouco de água morna à gaze se ela estiver colada à tatuagem – alguns tatuadores recomendam o uso de película aderente sobre a tatuagem durante mais alguns dias.
  3. O tatuador irá indicar-lhe uma pomada que deverá aplicar na tatuagem várias vezes ao dia durante 7 a 10 dias.
  4. No dia em que fizer a tatuagem deve evitar tomar banho ou então não molhar a tatuagem se for possível. Nos dias seguintes, evite utilizar sabonete nessa área ou então opte por um sabonete neutro. Depois de molhada, deixe a tatuagem secar ao ar livre e não a esfregue com a toalha. Evite banhos de imersão nos dias pós-tatuagem.  
  5. Durante o próximo mês, deve evitar a praia, piscinas, jacuzzis e saunas.
  6. Evite a exposição solar (incluindo os solários) durante pelo menos um mês. O corpo humano vê a tatuagem quase como uma queimadura em 2º grau, por isso, a exposição aos raios UV durante o processo de cicatrização pode resultar numa “queimadura” de 3º grau.
  7. Durante o processo de cicatrização é normal que a tatuagem ganhe uma crosta e que dê comichão – evite coçar e deixe que a crosta desapareça por si só.
  8. Evite o uso de roupa apertada sobre uma tatuagem recente, sem esquecer a roupa interior, as meias e os collants (estes devem ser completamente evitados durante os primeiros 10 dias, uma vez que podem fundir-se com a tatuagem).
  9. Ao primeiro sinal de infeção ou reação alérgica, consulte de imediato um médico.
  10. Passado o mês de cicatrização – algumas pessoas podem necessitar de mais tempo – assegure-se que aplica bastante protetor solar na sua tatuagem sempre que estiver ao sol, de forma a evitar o esmorecimento da tatuagem.


Tal como tatuar sobre cicatrizes ou estrias, fazer ou não uma tatuagem sobre um sinal de nascença continua a ser uma grande dúvida. Porém, a resposta mais frequente a essa questão é: não. Saiba porquê.

Uma questão de saúde.  

Embora existam tatuadores que façam tatuagens sobre sinais de nascença (nomeadamente aqueles que são pequenos e lisos, em detrimento dos sinais maiores e salientes), a maioria não o faz por uma questão de saúde. Se um sinal estiver tapado com uma tatuagem, será impossível monitorizar o seu tamanho e a sua cor e a verdade é que pode tornar-se cancerígeno sem sequer se aperceber. E quem diz sinais, grandes ou pequenos, planos ou proeminentes, diz também sardas. As pigmentações naturais do corpo devem manter-se intocadas.

Uma questão de tatuar.

Para além dos motivos de saúde, a verdade é que ao aplicar a tinta de tatuagem sobre um sinal pode colocar o próprio sinal em risco. Isto porque um sinal de nascença é considerado algo anormal na pele, ou seja, é muito difícil saber como irá reagir aos pigmentos contidos na tinta de tatuagem. Existem um sem número de interações possíveis entre o pigmento e um sinal, uma das quais a mutação de células, o que pode traduzir-se em algo maligno. Para além disso, mesmo que um tatuador quisesse ou mesmo tentasse tatuar sobre um sinal, saiba que é bastante difícil conseguir que a cor da tinta adira por completo a um sinal.

Alternativas.

Apesar de naturalmente benignos, os diferentes sinais que marcam os nossos corpos podem, no futuro, ser a indicação de algo maligno e, por isso mesmo, devem manter-se intocados pelas tatuagens. No entanto, isso não significa que não possa tatuar à sua volta, ou seja, uma boa alternativa é incorporar o sinal numa tatuagem maior, sem tatuar sobre o mesmo. Outra alternativa é a remoção do sinal (deve consultar o seu dermatologista) que, deixando uma pequena cicatriz ou mesmo nenhuma, pode permitir uma tatuagem futura. Porém, o mais correto é não fazer qualquer tipo de tatuagem sobre um sinal, escolhendo outra área do corpo  para o fazer – nestas situações, mais vale prevenir do que remediar.




As tatuagens são uma das grandes tendências do século XXI, quer como forma de expressão pessoal, quer como obra de arte ou acessório de moda. Embora ainda mantenha uma certa aura de tabu, a popularidade das tatuagens parece querer ultrapassar todos esses preconceitos à velocidade da luz. Sabia que…
  1. Na língua inglesa, a palavra “tattoo” é uma das palavras que mais vezes se escreve de forma errada, sendo confundida com “tatoo” ou “tatto”.
  2. Existem cerca de 100 cores diferentes no que toca à tinta para tatuagem.
  3. O equipamento de tatuagem foi concebido com base no design da campainha de porta moderna.
  4. Apenas 16% das pessoas com tatuagens arrependem-se de as terem feito e os top 3 motivos para esse arrependimento são: “era demasiado novo quando o fez”, “é demasiado permanente, sinto-me marcado para a vida”, “já não gosto da tatuagem”.
  5. Remover uma tatuagem pode custar até três vezes mais o preço da tatuagem em si.
  6. As mulheres são quem mais recorre à remoção de tatuagens.
  7. 20% das mulheres tatuadas têm uma tatuagem na zona lombar.
  8. Os Taitianos acreditavam que tatuar o corpo era uma forma de conter o seu poder sagrado.
  9. Lady Randolph Churchill, a mãe de Winston Churchill, tinha uma cobra tatuada no pulso – no final do século XIX e início do século XX as tatuagens eram muito populares junto dos aristocratas (homens e mulheres), que na altura eram os únicos que podiam suportar os elevados custos de fazer uma tatuagem.
  10. O homem mais tatuado do mundo (detém o recorde Guinness desde 2006) chama-se Lucky Diamond Rich. Natural da Nova Zelândia, vive na Austrália e tem o corpo completamente coberto por tatuagens, incluindo as pálpebras, a zona entre os dedos dos pés, dentro das orelhas e até as gengivas. Centenas de tatuadores já trabalharam no seu corpo, durante mais de mil horas.
  11. Em tempos de guerra, as tatuagens eram muitas vezes utilizadas para transmitir mensagens secretas.
  12. Diz-se que, antigamente, utilizava-se urina para conseguir uma mistura mais homogénea das tintas de tatuagem.
  13. Quem vive no Ocidente tem 20% mais probabilidade de ter uma tatuagem do que quem vive no Oriente.
  14. Os democratas têm mais probabilidade de fazer uma tatuagem do que os republicanos.
  15. 76% das pessoas que querem uma tatuagem não a fazem porque não conseguem encontrar o desenho ideal; 10% afirma que não consegue encontrar um tatuador de confiança ou não tem dinheiro para fazer uma tatuagem.
  16. Cerca de 32% das pessoas prefere tatuagens monocromáticas em vez de coloridas.
  17. Em 1936, a prestigiada revista LIFE publicou que 10 milhões de americanos tinham, pelo menos, uma tatuagem.
  18. O número de mulheres tatuadas quadruplicou entre 1960 e 1980.
  19. Em 1991 foi descoberto, em Schnalstal na Itália, o corpo congelado de um homem com mais de 5 mil anos, que tinha 57 tatuagens. 
  20. Um estudo de 2002 concluiu que 1 em cada 8 pessoas tinha, pelo menos, uma tatuagem.
  21. Em 2003, um estudo da Harris Interactive revelou que 16% dos adultos tinha, pelo menos, uma tatuagem; 31% das pessoas tatuadas são homossexual, lésbica ou bissexual; 34% das pessoas tatuadas sentem-se mais sexy devido aos seus tattoos; 29% das pessoas tatuadas sentem-se mais rebeldes devido às suas tatuagens.
  22. Um estudo da Pew Research Center revelou que, em 2005, 45 milhões de americanos tinham, pelo menos, uma tatuagem; 36% das pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos tinha, pelo menos, uma tatuagem.
  23. Nesse mesmo ano (2005), o American Academy of Dermatology concluiu que 24% da população americana tinha, pelo menos, uma tatuagem; 17% dessas pessoas já tinha contemplado remover essa tatuagem e 5% já tinham tapado essa tatuagem com outra.
  24. Estima-se que, em 2006, 36% da população com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos tinha, pelo menos, uma tatuagem.
  25. Em 2009, estima-se que 1 em cada 3 americanos tem, pelo menos, uma tatuagem. 




Vantagens

  • Existem milhões de tatuagens possíveis, desde as mais tradicionais às mais excêntricas ou exclusivas, o que torna a experiência extremamente especial e única. 
  • No mundo das tatuagens, as imagens e objectos ganham significados específicos que ajudam na hora da escolha.
  • Se as imagens não convencerem, tem sempre outra opção: palavras, frases, números e datas.
  • É uma forma de arte corporal muito específica e muito admirada, que permite a quem se tatua expressar-se de uma maneira muito pessoal.
  • Uma tatuagem pode ser encarada como uma homenagem a uma pessoa especial, pode marcar a conquista de um obstáculo na vida ou o início de uma nova fase.
  • É algo que pode ser privado, público ou ambos – sendo que todas estas vertentes têm o seu próprio encanto.
  • Existe a possibilidade de escolher entre uma tatuagem colorida ou monocromática.
  • No Verão as tatuagens serão mais visíveis, no Inverno menos.
  • Existe ainda a opção de tatuar maquilhagem permanente – eyeliner, batom ou contorno de lábios.
  • As tatuagens médicas são um recurso ideal para quem queira identificar locais onde existem implantes.
  • Não pode ser considerado um serviço dispendioso, uma vez que se sabe que quanto maior ou mais colorida a tatuagem, mais cara.
  • Existem muitas zonas estratégicas do corpo onde as tatuagens podem ser facilmente tapadas se necessário.
  • Se tiver muitas dúvidas relativamente à concretização, pode experimentar uma tatuagem não permanente ou as tatuagens de henna (são aplicadas com recurso a um pincel e tinta natural castanha; durante 3-4 semanas) para perceber se é algo que quer realmente ter na sua pele.
  • Para quem não queira arriscar tanto, já existe a “tatuagem branca”, que é apenas visível com luz negra (a das discotecas), ideal para quem tem uma profissão conservadora ou famílias menos tolerantes. 
  • É uma das fortes tendências do século XXI – estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas têm pelo menos uma tatuagem.  

Desvantagens.

  • Existem milhões de tatuagens possíveis, o que pode tornar a decisão extremamente difícil e/ou resultar numa tatuagem vulgar, da qual rapidamente se pode arrepender.Como escolher?
  • Ser tatuado é um processo moroso – quanto maior a tatuagem, mais tempo demorará a ficar pronta. No caso de peças inteiras, que cobrem costas, braços (conhecidas como “sleeves”) e pernas, a tatuagem terá de ser repartida ao longo de várias sessões.
  • Ser tatuado é um processo doloroso – embora existem zonas de corpo onde doa menos que outras, regra geral, vai sentir dor.
  • Existem vários cuidados em termos de higiene e segurança que têm de ser respeitados, quer pelo tatuador, quer pela pessoa tatuada, porque fazer uma tatuagem implica alguns riscos de saúde.
  • O período de cicatrização de uma tatuagem é de pelo menos 30 dias, durante os quais terá de seguir à risca os cuidados típicos de pós-tatuagem – evitar o sol, a praia, piscinas, jacuzzis e saunas.
  • Muitas tatuagens ou tatuagens muito visíveis podem prejudicar algumas pessoas profissional ou socialmente, dependendo no tipo de comunidade onde vivem.
  • Existem zonas do corpo onde é mais difícil “esconder” uma tatuagem se tiver essa necessidade.
  • No Verão as tatuagens serão mais visíveis, no Inverno menos.
  • Dependendo do tamanho da tatuagem, pode ser considerado um serviço dispendioso.
  • As tatuagens esmorecem com o tempo e requerem um certo regime de manutenção, o que implica gastar tempo e dinheiro extras.
  • Se se arrepender de ter feito uma tatuagem e quiser eliminá-la, a remoção por laser é dolorosa e dispendiosa.






Seja devido a uma atitude impulsiva, porque estavam ofuscadas pela experiência em si ou, não raras vezes, influenciadas por amigos ou álcool – ou os dois! – milhares de pessoas já acordaram para deslumbrar uma tatuagem que não gostam e não querem. Só que já é tarde demais! Saiba a que deve estar atento, para não cair, nem tatuar, em erro.
  1. Impulso. Este é, talvez, o erro mais comum e frequente no mundo da tatuagem – alguém se lembra de repente “vamos fazer uma tatuagem?” e vai tudo a correr para o estúdio mais próximo onde escolhem apressadamente e sem pensar um desenho igual a tantos outros de um catálogo que já passou de moda há alguns anos. A escolha de uam tatuagem deve ser bem pensada e, por isso mesmo, demorada – terá alguma coisa a ver com o seu carácter permanente?
  2. Álcool. Infelizmente, este cenário repete-se muitas vezes em noites de festa e de álcool, o que prejudica ainda mais um gesto já por si impulsivo. Já imaginou acordar ressacado e sem memória da noite anterior… e com uma tatuagem enorme do Mickey Mouse no braço como única lembrança? Adicionalmente, o excesso de álcool causa um maior sangramento durante o processo de tatuagem o que, para além de prejudicar o resultado final, aumenta o risco de infecção. Em resumo, o álcool é o aliado perfeito para cometer qualquer um (ou todos!) os outros erros desta lista.
  3. Tamanho. O tamanho conta, especialmente quando se sabe que uma tatuagem deve ser, acima de tudo, visualmente apelativa. A proporção é tudo, ou seja, não caia no erro de escolher uma imagem minúscula para a zona lombar ou um desenho enorme para a mão. A velha máxima “conta, peso e medida” também se aplica aqui. As peças inteiras – tatuagens que cobrem a totalidade do braço, da perna ou das costas – não são feitas numa única sessão, exigem várias; e isso significa que terá de disponibilizar mais tempo, pagar mais dinheiro e suportar mais dor.
  4. Localização. Tão ou mais importante do que o tamanho de uma tatuagem é a sua localização, ou seja, só porque o seu amigo tem um tattoo espectacular no peito e que é mesmo a cara dele, não significa que seja a sua. Antes de decidir o local do corpo que vai tatuar, é importante pensar nas formas e na frequência com que a tatuagem será avistada, não só por si, mas também pelos outros. Quer que essa imagem seja pública ou privada? No caso de ser pública, vai necessitar que ela seja facilmente tapada por causa do emprego? Não se irá cansar de olhar todos os dias para um pulso tatuado? É por estas e outras questões que se deve tomar a decisão de fazer uma tatuagem com tempo e cabeça fria.
  5. Preço. Não faça com que a sua experiência enquanto tatuado seja marcada pela busca do tatuador mais barato da cidade e arredores, nem tente regatear preços num estúdio de tatuagem. As tatuagens, tal como qualquer outra forma de arte, têm o seu preço – informe-se disso mesmo antes de ser tatuado e escolha um tatuador baseado no seu trabalho e referências, não nos preços que pratica. Tal como diz a Kat Von D do reality show L.A Ink “As boas tatuagens não são baratas e as tatuagens baratas não são boas”.
  6. Nome do companheiro(a). Embora possa parecer o gesto mais romântico de sempre, tatuar o nome do companheiro(a) – quer a relação dure há 10 anos ou há 10 meses – nunca é uma boa ideia. As tatuagens são permanentes e as relações nem sempre são.
  7. Cuidado pós-tatuagem. O período de cicatrização de uma tatuagem é extremamente importante mas, mesmo assim, o seu não cumprimento é um dos erros mais comuns de quem se tatua – ou porque não registou as indicações do tatuador no final da sessão ou porque estava demasiado entusiasmado para mostrar ao mundo a sua nova tatuagem. O resultado pode muito bem ser uma infecção, uma cicatriz, um desenho disforme e/ou com cores desmaiadas. Já que chegou até este ponto, faça o pouco que resta como deve ser… terá o resto da vida para admirar e exibir a tatuagem.






O carácter permanente de uma tatuagem é seriamente questionado à medida que envelhecemos, não porque existe o risco de desaparecer (nesse aspecto são mesmo para sempre!), mas porque as suas cores e formas começam a esmorecer. Saiba as principais causas do “envelhecimento” das tatuagens e o que pode fazer para retardá-lo.

Os motivos.

  • A exposição solar é a principal responsável pelo abatimento gradual das tatuagens, uma vez que a potência dos raios do sol é suficiente para ir desgastando as cores e linhas de uma tatuagem.
  • Tatuadores inexperientes também podem contribuir para o desvanecimento de uma tatuagem a longo prazo. Se a tatuagem não atingir a profundidade necessária, é mais fácil a cor começar a desaparecer; se for muito superficial pode causar feridas e crostas que, depois de coçadas e retiradas, podem afectar as linhas e formas da tatuagem.
  • Os cuidados necessários ao período de cicatrização não foram seguidos à risca.
  • Existem cores mais propícias a desaparecerem do que outras.
  • As tatuagens pequenas têm maior probabilidade de atenuar do que as tatuagens maiores.  
  • À medida que envelhecemos, também a nossa pele envelhece o que se vai fazer sentir, negativamente, nas tatuagens, principalmente naquelas efectuadas nos pés e mãos.

As soluções.

  • Durante os meses mais quentes do ano, é necessário aplicar, diariamente, protector solar nas tatuagens visíveis, reforçando as aplicações sempre que sai de casa e principalmente na praia, piscina ou campo. Em alternativa, na hora de se tatuar, escolha um local do corpo mais resguardado do sol. Tal como hidrata a pele do corpo ao longo de todo o ano, não se esqueça da zona tatuada.
  • Por este motivo e todos os outros relacionados com a arte de tatuar, procure sempre um tatuador experiente. A diferença é que quem detém o melhor know-how sabe aplicar, na perfeição, os pigmentos, assegurando assim uma imagem final nítida e duradoura.
  • A cicatrização correcta e completa é fundamental para certificar a longevidade de uma tatuagem. Nunca é demais referir que no primeiro mês após a realização de uma tatuagem não pode apanhar sol, nem estar em contacto com água salgada, cloro das piscinas, jacuzzis, saunas ou qualquer tipo de tratamento SPA. Enquanto a pele não cicatrizar, até o mais pequeno contacto com água e/ou humidade pode diluir a tatuagem.
  • Para evitar que uma tatuagem aparente mais idade do que realmente tem, é necessário precaução na hora de escolher imagens coloridas. Cores vivas como magenta, laranja, vermelho, roxo e amarelo são as primeiras a desvanecer, por isso, se puder, evite-as. Opte antes por tons escuros – preto, azul-marinho, verde – que vão resistir melhor à passagem do tempo.  
  • Mesmo que tenha todos os cuidados e mais alguns, o mais certo é que terá de fazer a manutenção das suas tatuagens se quiser manter o seu aspecto inicial. Um refresh ocasional é o suficiente para manter qualquer tatuagem como nova. 
Tradicionalmente mais pequenos e delicados do que os homens, os corpos das mulheres pedem, por isso mesmo, tatuagens que condigam com as silhuetas femininas. Enquanto as tatuagens masculinas são, por norma, maiores e mais vistosas, as tatuagens femininas são mais discretas e mais escondidas. Descubra os locais onde elas mais gostam de se tatuar.
Zona lombar: esta é, sem dúvida, uma das zonas do corpo onde as mulheres mais gostam de ter uma tatuagem, simplesmente porque é uma área simultaneamente escondida (facilmente ocultada com o recurso à roupa) e muito sexy porque basta ela dobrar ou esticar-se para permitir um pequeno e rápido vislumbre do seu “segredo”.
Costas, junto ao ombro: igualmente popular, as mulheres partilham a escolha desta parte do corpo com os homens, sendo um local que permite imagens maiores. A título de curiosidade, o lado esquerdo é tradicionalmente feminino (será por ser o lado do coração!?) e é nestas tatuagens que as mulheres mais ousam, principalmente no que toca à aplicação de cor. Diz-se que esta é uma tatuagem de Verão, porque é um “acessório” espectacular para os tops e vestidos associados a esta época do ano.
Ombro: outra zona partilhada por homens e mulheres quando toca a escolher uma tatuagem são os ombros, uma área que ganha pontos quando a mulher quer uma tatuagem bem visível e não tem receio de mostrar a todos que está apaixonada pela sua tattoo!
Tornozelo: nesta parte do corpo, as mulheres ou optam por uma tatuagem pequena (normalmente de lado ou da parte de trás) ou então uma corrente, sendo uma espécie de pulseira de pé… mas permanente! É uma zona semi-privada, visível quase exclusivamente para quem a tem e mostrada apenas ao resto do mundo durante os meses quentes do ano, o que faz desta tatuagem quase que uma novidade anual.
Pés: tatuar a boca do pé (e até os dedos do mesmo) tem-se tornado cada vez mais popular junto da população feminina que procurar embelezar uma das zonas do corpo mais ignoradas e/ou que menos gostam. Os motivos que as levam a optar por uma tatuagem no tornozelo também se aplicam aos pés, embora esta parte do corpo já permita desenhos maiores e mais elaborados. No entanto, atenção, devido à pele do próprio pé, as tatuagens feitas neste local requerem muitos retoques porque tendem a desvanecer mais rapidamente.
Perna: para quem quer mostrar a sua arte corporal, esta zona é a ideal e está intimamente ligada à ideia das pernas de uma mulher serem um dos seus maiores atributos físicos. E, apesar de não necessitarem de adornos, tornam-se ainda mais apelativas com uma tatuagem bem-feita, com proporções bem escolhidas e estrategicamente localizada – por norma é feita na zona sempre abaixo do joelho, de lado ou nos gémeos (parte de trás das pernas).


Anca: tão popular como a zona lombar e pelos mesmos motivos – permite aquele 2-em-1 irresistível que é ser um local bastante escondido, mas basta um movimento ou um par de calças de cintura descida para revelar parte ou a totalidade da tatuagem. E fica bem com todos os biquínis!
Zona púbica: não há local mais sexy para uma tatuagem feminina do que directamente abaixo da linha do biquíni. Apenas para os olhos de quem bem entender, permite a escolha de tatuagens mais atrevidas…
Interior do pulso: é uma área pequena e resguardada que, para além de permitir uma enorme variedade de tatuagens, é facilmente tapada com uma camisola, relógio ou pulseira. Possui ainda o elemento surpresa porque são os pequenos movimentos que vão permitir que os outros se apercebem dessa discreta tatuagem, despertando, sem dúvida, a curiosidade de quem a vê. Para além disso, é o local ideal para quem quer estar próxima da sua tatuagem e poder vê-la diariamente (o que não acontece com outras partes do corpo como a zona lombar ou as costas, por exemplo).
Nuca: uma das mais recentes tendências no que toca à arte de tatuar, a nuca é uma zona do corpo muito sexy, secreta e elegante. Ora vês, ora já não vês! Basta apanhar o cabelo num penteado bem feminino para mostrar ao mundo a tatuagem ou deixá-lo solto e resguardado de olhares indiscretos. Quem tem cabelo curto tem a vantagem de a poder mostrar sempre que quiser! Ah, é ainda uma das zonas menos dolorosas na hora de enfrentar as agulhas!
Zonas do corpo que as mulheres devem evitar: para assegurar tatuagens sempre bonitas e perfeitas, evite tatuar os seios, a barriga e as nádegas. Estas são as zonas do corpo mais problemáticas para a maioria da população feminina, devido à sua tendência para engordar e/ou esticar a pele, principalmente depois da maternidade.


Nos muitos anos que seguiram o boom da arte de tatuar, a verdade é que os corpos femininos não se entregavam facilmente a este prazer e, os poucos que o faziam, eram olhados com desaprovação. Hoje, olha-se com cada vez mais interesse para as tatuagens femininas que já têm um estilo muito próprio.
  1. Borboletas: um fetiche das mulheres que se apaixonam pela tatuagem, é uma imagem ultra feminina e detém um simbolismo tão apelativo como as suas formas e cores. Representa liberdade e metamorfose, podendo marcar uma nova etapa na vida ou então servir como lembrança de uma importante conquista. É, sem dúvida, a tatuagem feminina mais popular e a quarta imagem mais solicitada nos tattoo estúdios depois das tatuagens tribais, estrelas e cruzes.
  2. Flores: não é difícil perceber a ligação entre as mulheres e a sua preferência por flores tatuadas no corpo. Um símbolo delicado e, acima de tudo, feminino, as flores representam a beleza natural que cada mulher tem ou que busca e, neste caso, as espécies mais procuradas são as rosas, margaridas, lírios, girassóis e flor de cerejeira.
  3. Estrelas: uma das tatuagens mais antigas, é extremamente popular junto das mulheres principalmente porque é um desenho pequeno, fácil de fazer e fica bem em qualquer parte do corpo. Estrategicamente colocada e bem-feita, uma simples estrela monocromática pode ter um efeito surpreendente, sexy e muito agradável.
  4. Fadas: mágicas e inspiracionais, estas tatuagens relembram às mulheres os tempos maravilhosas de infância, ao mesmo tempo que remetem para um sentimento de poder e de fantasia muito apelativo. Estes desenhos são ainda uma das mais recentes novidades do mundo da tatuagem e, como sabemos, as mulheres adoram seguir as tendências!
  5. Corações: as mulheres deixaram de desenhar coraçõezinhos nos cadernos escolares e passaram a tatuá-los no corpo! Uma das imagens mais antigas a sair dos estúdios de tatuagem, apelam ao universo feminino devido ao seu forte simbolismo romântico e sabemos que, no que toca ao amor, as mulheres arriscam tudo… às vezes até juntam as iniciais ou até o nome de quem amam ao seu “segundo” coração.
  6. Golfinhos: curiosamente, também esta é uma das tatuagens mais procuradas pelo sexo feminino. Porquê? As mulheres identificam-se com a beleza e os traços carinhosos destes mamíferos que são alegres, divertidos e muito inteligentes. Uma excelente companhia para qualquer mulher.
  7. Libélulas: embora as mulheres sejam as primeiras a fugir quando confrontadas com um insecto, seja ele qual for, o caso inverte-se se for uma libélula. Apesar de não ser uma imagem tão feminina como a borboleta, a libélula apela ao imaginário das mulheres (tal como as fadas) por ser uma criatura mística, simultaneamente bela e invulgar.
  8. Signo do zodíaco: um símbolo muito pessoal, as mulheres gostam de exibir o seu signo astrológico em forma de tatuagem, simplesmente porque é uma marca intransmissível da sua personalidade.
  9. Tribal: apesar de ser uma tatuagem mais associada aos homens, as mulheres não querem ficar atrás e são atraídas por estes desenhos artísticos e misteriosos que, sendo visualmente fortes e agradáveis ao olhar, já adornam muitos braços e tornozelos femininos.
  10. Céltico: dentro do mesmo estilo das tatuagens tribais, as imagens célticas são bonitas, graciosas e intemporais. Baseado em elementos como nós, espirais ou cruzes, existem interpretações célticas dos mais variados desenhos, sendo as borboletas, os corações e as cruzes, as mais populares junto das mulheres. 


Clique aqui,vídeo sobre tattoo femininas!


Clique aqui.vídeo sobre tattoo masculinas!


Clique aqui.música de Jordin Sparks - Tattoo !


Boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

 

Club da luta Design by Insight © 2009